Com o objetivo de compreender a dinâmica do comércio tomando por base a indústria da moda, a disciplina eletiva "EDUCAÇÃO E TRABALHO" tem como propostas ampliar o processo cognitivo dos membros da comunidade educativa, tendo em vista a gama de opções oferecidas dentro do universo da moda.
Essa ampliação de horizontes visa estimular as potencialidades individuais e coletivas acerca do comércio e produtos ligados a esse segmento, numa perspectiva sustentável, já que o comércio não sobrevive sem a indústria.
Sabe-se que é necessário frisar que a indústria da moda precisa estar atenta não apenas aos seus interesses, mas a diversidade de perfil e classe social de seus consumidores. Munidos, a princípio, desses conhecimentos, e atentos a um panorama interdisciplinar de aprendizagem, a comunidade educativa procurou desenvolver atividades que estimulassem a aquisição de conhecimentos prévios para que tais inquietações fossem compreendidas.
Essas atividades consistiram em:
• Visitas a empresas de pequeno, médio e grande porte, todas ligadas ao ramo da confecção, segmento basilar do programa;
• Palestras com empresários das diversas unidades visitadas;
• Diálogos com os funcionários dos diversos setores favorecendo assim a compreensão da dinâmica de funcionamento de uma confecção;
• Mergulho no universo da pesquisa cientifica, tendo como fonte de informações a diversidade de recursos tecnológicos;
• Debates em sala de aula explorando o campo heterogêneo que a moda proporciona.
Os conteúdos vivenciados pelas disciplinas do currículo regular estão intrinsecamente interligadas com as disciplinas do “PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR. As atividades culminaram na exploração de diversos temas que foram enfatizados pelas disciplinas durante o contraturno, com o intuído de possibilitar a compreensão de que na indústria da moda tudo se relaciona com as expectativas do consumidor.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Eixo “CULTURA” com o articulador Sebastião Lourenço da Costa
O eixo "Cultura" dentro do Programa Ensino Médio Inovador, visa propiciar a apropriação de conhecimentos artísticos na esfera do desenho e suas expressões, e o desenvolvimento da expressão gráfica e plástica através do conhecimento das formas e manipulação artística dos materiais correspondentes. Do ponto de vista técnico, a disciplina propõe-se a desenvolver no aluno a capacidade criativa para a percepção das diferenças entre um elemento de arte e um elemento de moda, a elaboração de modelos, padrões de estamparia, peças de vestuário e acessórios. Nesse sentido, os conteúdos que foram vivenciados durante o primeiro semestre contemplaram: Conceito de Arte, de criação, de desenho; discussões sobre a linguagem visual- verbal e não verbal; explanação e apresentação de alguns elementos essenciais a produção do desenho; percepção e discernimento de um trabalho de arte e de moda o estilo certo para cada ocasião.
A metodologia que foi utilizada permitiu realizar:
• Visitas a empresas ligadas ao ramo da indústria da moda;
• Visitas a exposições de arte;
• Exploração dos conteúdos dentro de uma perspectiva interdisciplinar, incentivando e inserindo o educando no âmbito da pesquisa cientifica;
• Elaboração e execução de atividades relacionadas aos conteúdos vivenciados;
• Apresentação dos trabalhos e saberes, adquiridos e compartilhados, viabilizando o êxito discente e docente no processo cognitivo dentro das expectativas do Ensino Médio Inovador.
Atividades desenvolvidas no eixo "TRABALHO" - articulador Edier Sabino
Com o objetivo de ampliar os conhecimentos a cerca de Grécia e Roma antiga, através de pesquisas sobre a moda, isto é, da forma como as pessoas das referidas sociedades vestiam-se, fazendo um paralelo com a moda atual; realizamos significativas atividades, que certamente contribuíram para o crescimento da aprendizagem dos nossos alunos.
Nos debruçando sobre os conteúdos – História da Moda da Grécia e Roma antiga e nos apropriando de uma metodologia propiciadora de protagonismo do conhecimento, como já mencionado, desenvolvemos várias atividades. Dentre elas podemos destacar: Aulas expositivas dialogadas com a utilização de recursos áudio-visual, trabalho de pesquisa na internet, debates, simulações de entrevistas de TV e confecção de painéis.
Levando em consideração as dificuldades enfrentadas: Falta de uma grade curricular, de capacitação e de poucas experiências acumuladas nesta área, avaliamos como sendo positiva a nossa atuação; pois os nossos alunos exercitaram diversas habilidades e competências que vão desde a expressão corporal, comunicação verbal, assimilação cognitiva, senso crítico, dentre outras contemplando o eixo TRABALHO do Ensino Médio Inovador.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Alunos vivenciando o eixo “TECNOLOGIA” com o articulador Hidelbrando Lino de Albuquerque
Dentro da proposta curricular do Programa Ensino Médio Inovador, da Escola Ana Faustina, o eixo “TECNOLOGIA” está sendo realizado com o objetivo de possibilitar, aos alunos, o alcance dos seguintes objetivos, nesta fase inicial do Programa:
TORNAR COMPREENSIVEL O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA INFORMÁTICA
UTILIZAR O VOCABULÁRIO USADO NA INFORMÁTICA
IDENTIFICAR OS COMPONENTES PRINCIPAIS DO COMPUTADOR
EMITIR OPINIÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DA INFORMÁTICA
REALIZAR PESQUISAS NA INTERNET
Durante os encontros realizados tem-se observado que os resultados da aprendizagem estão sendo obtido de forma interativa, compartilhada, tendo em vista que toda a dinâmica do processo busca envolver os alunos, professores e equipe escolar para demonstrar o quanto é importante a experiência quando: das atividades realizadas; da preparação de trabalhos com apoio da informática; dos trabalhos coletivos; das visitas realizadas; da possibilidade de conhecer novos recursos que facilitam a aprendizagem dentro e fora do espaço escolar, configurados aqui como um fazer inovador.
VISITA A "DIDITA MODAS": ALUNOS DESCOBRINDO RELAÇÕES ENTRE UMA FÁBRICA DE ROUPA, O MERCADO DE TRABALHO E O FAZER SOCIAL
Dando continuidade as atividades de visitação a fábricas de confecção com as turmas do Programa Ensino Médio Inovador, os alunos e professores visitaram a “DIDITA MODAS” no dia 19 de maio de 2010. Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e funcionamento da confecção que trabalha com roupas infantis.
Lá, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a representante da empresa, questionando se a empresa é formada por familiares ou sócios; como surgiu o nome da empresa; quanto tempo a empresa existe em Surubim; se a sede da empresa sempre foi neste local; quantos funcionários prestam serviços à empresa; se o ramo de confecção que a empresa atua é só na moda infantil mesmo; se a empresa fornece confecção para outras cidades; se a empresa desenvolve algum projeto social; se a empresa terceiriza algum serviço; em que períodos a produção aumenta com a contratação de novos funcionários; em que período a produção diminui sendo necessário dispensar funcionários; que características o candidato deve ter para conseguir uma vaga na empresa.
Dialogando de forma espontânea, a representante da loja respondeu que a nome da fábrica deu-se a partir do seu nome Benedita, cujo apelido é “Didita”. A fábrica conta com aproximadamente 60 (sessenta) funcionários, dentre eles: costureiros, modelistas, estilistas, auxiliares etc. Todos, segundo a proprietária, possuem registro em CTPS.
Com relação ao período de maior produtividade da fábrica, a representante explicou que, normalmente, são aqueles que acompanham as festividades fixas do calendário: festas juninas; festas de final de ano, e em menor proporção, a Vaquejada. No que diz respeito ao trabalho social da empresa, mensalmente ela distribui uma média de 30(sessenta) cestas com entidades assistenciais, sejam elas religiosas ou não. De modo geral, foi possível verificar que a empresa é importante para o desenvolvimento da economia local, porque contribui para a sobrevivência de centenas de famílias, que não precisarão mais ter que se deslocar para outras cidades em busca de empregos.
A aprendizagem foi muito significativa, tendo em vista que antes dos alunos saírem da Escola foram orientados pela equipe escolar (equipe gestora, coordenadores do programas e professores) sobre a importância que a visita representava para que os alunos pudessem atingir o objetivo esperado: “obter conhecimento sobre a dinâmica de funcionamento de uma fábrica de roupa e suas relações com o mercado e o trabalho social”. Ao final da visita os alunos e professores agradeceram a atenção durante todo o processo de aprendizagem o que em muito colaborou para a construção da aprendizagem de forma compartilhada.
É o relatório.
Surubim – PE, 20 de maio de 2010.
Assinar:
Postagens (Atom)